15 APLICATIVOS DO IPAD ESSENÇIAIS PARA USO PROFISSIONAL

06/08/2012 10:24

 

Acompanhe esta lista que oferecerá excelentes opções de Apps para o uso profissional:

Utilizando o iPad no trabalho

Você comprou seu iPad pensando em utilizar ele em sua rotina de trabalho, a pergunta mais comum que surge é “como posso utilizar o tablet para esta finalidade”, neste post pretendo ajudar os usuários interessados em empregar seus iPads em seus escritórios ou postos de trabalho.

Existe uma infinidade de aplicativos voltados a esse tipo de uso e você precisará de muita criatividade para passar pelo processo de adaptação, terá que quebrar paradigmas e também se esforçar muito para se adaptar ao uso do tablet ao invés do computador.

Seja uma apresentação de portfolio (produtos), ou uma planilha de negócios o iPad poderá lhe ajudar em todas estas questões. No dia-a-dia um trabalhador que decidir utilizar o iPad em sua rotina deverá estar aberto a testar vários aplicativos para poder encontrar os que mais se aproximam do resultado esperado.

Na lista abaixo tento exemplificar o uso de cada um dos aplicativos para que você possa sentir qual é a aplicabilidade dele em seu ambiente de trabalho.

Algumas categorias que você encontrará são:

  • Pacote Office
  • Leitura de livros e PDFs
  • Armazenamento de arquivos
  • Anotações
  • Gestão de tarefas
  • Trabalho colaborativo
  • Utilitários

Antes de prosseguir gostaria de comentar que muitos profissionais poderão se sentir mais produtivos no uso do iPad se empregarem um teclado físico que se conecta com o tablet via Bluetooth. Existem várias opções no mercado e em breve farei uma análise das opções disponíveis.

Vamos aos aplicativos!

Uso do iPad para processamento de texto, apresentações e planilhas (Office):

 

Pages

Pages (AppStore Link) Desenvolvedor:
Apple Inc.
Nota:
4
 

O Pages é um dos melhores processadores de texto que você encontrará para o iPad, ele foi desenvolvido pela Apple e cumpre bem a funcionalidade que o Microsoft Word faz no computador. Se você busca uma excelente ferramenta para digitar seus textos recomendo que analise com carinho este investimento.

 

A única falha que vejo no uso deste aplicativo é que ele somente sincroniza via cabo ou iCloud, se você deseja compartilhar seus documentos no Dropbox ou em outros serviços online como o Google Docs (Drive) você deverá escolher outra opção.

 

Numbers

Numbers (AppStore Link) Desenvolvedor:
Apple Inc.
Nota:
3.5
 

O Numbers é sem dúvida um dos aplicativos de processamento de planilhas que melhor cumprem com a expectativa dos usuários, ele possui algumas limitações, como todos os aplicativos desenvolvidos para o iPad você deverá se habituar à forma em que ele foi desenvolvido. Com certeza é uma das melhores opções se tratando de criação de planilhas no iPad, muito próximo do que o Microsoft Excel oferece no computador.

 

 

Keynote

Keynote (AppStore Link) Desenvolvedor:
Apple Inc.
Nota:
3.5
 

Para mim o Keynote é o grande diferencial do iPad em relação ao computador. Me refiro à possibilidade de criar belas apresentações que realmente impactam. O Power Point da Microfost no computador permite criar apresentações de forma fácil, mas temos que ser realistas que o usuário comum na verdade produz apresentações muito feias e pouco impactantes utilizando aquele programa. Já o Keynote vai impressionar à você e a seu cliente com o resultado final.

 

 

Documents To Go® Premium - Office Suite

Documents To Go® Premium - Office Suite (AppStore Link) Desenvolvedor:
DataViz, Inc
Nota:
3
 

Este aplicativo diferentemente das propostas da Apple se diferencia por ser um “tudo-em-um”, você compra um aplicativo e pode utilizar todos os seus documentos Office em um só lugar. Com ele você cria e edita documentos compatíveis com o Power Point, Word e Excel. Também consegue sincronizar com os sistemas de armazenamento na nuvem como o Dropbox, Box.net, entre outros.

 

Ele é excelente principalmente se você deseja facilitar o compartilhamento de arquivos e também ter a possibilidade de editar seus arquivos fora do iPad em determinadas ocasiões.

Leitura de livros e documentos PDF:

 

iBooks

iBooks (AppStore Link) Desenvolvedor:
Apple Inc.
Nota:
3.5
 

Sem dúvidas o iBooks é um dos melhores aplicativos para que você faça leitura de livros e documentos PDF. No Brasil ainda não contamos com muitos títulos em português mas a chegada da loja de livros é cada dia mais evidente, sabemos que em breve, muito em breve teremos uma infinidade de títulos a nossa disposição. Já para a leitura de PDF o iBooks é excelente embora não permite marcação e anotações.

 

 

PDF Reader - iPad Edition

PDF Reader - iPad Edition (AppStore Link) Desenvolvedor:
Kdan Mobile Software LTD
Nota:
4
 

O melhor de todos os leitores e editores de PDF, um App completíssimo que permite adicionar notas, destacar texto, fazer anotações com caneta, etc. Essencial para toda pessoa que trabalha em conjunto e deseja realizar anotações em documentos PDF para enviar aos colegas de trabalho.

 

Sincroniza também com serviços de armazenamento online como o Dropbox, Box.net e o Google Docs.

Armazenamento de arquivos:

 

Dropbox

Dropbox (AppStore Link) Desenvolvedor:
Dropbox, Inc.
Nota:
4
 

Um dos mais populares serviços de armazenamento de arquivos na nuvem é o Dropbox, ele possui aplicativo gratuito para iPad e também pode ser acessado do computador. Dessa forma será muito mais fácil que você tenha acesso a diversos formatos de arquivos que ali ficam armazenados. Você pode utilizar criativamente para exibir seus produtos, fazer leitura de seus documentos e também armazenar vídeos demonstrativos sobre seu trabalho.

 

A maioria dos aplicativos voltados ao trabalho permitem integração com o Dropbox se você está pensando em uma boa alternativa grátis para ter seus documentos armazenados na nuvem considere utilizar este aplicativo.

Criação de anotações:

 

Evernote

Evernote (AppStore Link) Desenvolvedor:
Evernote
Nota:
4.5
 

Um dos aplicativos mais bem desenvolvidos para a criação e gerenciamento de notas no iPad é o Evernote, ele tem um grande diferencial, sincroniza suas notas na nuvem e possibilita inserir fotos, texto e áudio à elas.

 

Será muito mais fácil administrar suas ideias, realizar anotações importantes em reuniões e muito mais utilizando-se deste aplicativos.

Existe uma infinidade de aplicativos destinados a realização de notas no iPad, recomendo que você não invista dinheiro em nenhum outro, pois o Evernote é gratuito e sem dúvidas um dos mais poderosos neste sentido.

Gestão de tarefas e afazeres:

 

Things for iPad

Things for iPad (AppStore Link) Desenvolvedor:
Cultured Code GmbH & Co. KG
Nota:
5
 

Por mais que este aplicativo tenha um custo um pouco elevado é sem dúvida um dos melhores já desenvolvidos para iPad pensados em otimizar suas tarefas e não perder de vista nenhum trabalho. Com ele você cria listas de afazeres e poderá ir classificando por data de entrega, urgência e também marcar os trabalhos já realizados.

 

Quem trabalha com seu tempo contado no relógio sabe como não pode descuidar de seu trabalho e perder o foco, o Things permite você se auto-disciplinar e manter seus afazeres sob controle.

Trabalho colaborativo:

 

Agendas

Agendas (AppStore Link) Desenvolvedor:
Jennifer Landefeld
Nota:
 

Em um ambiente corporativo colaborativo o Agendas é uma excelente opção pois permite trabalhar em grupo utilizando uma interface pública para todo o grupo. Com ele é possível compartilhar todos os projetos, anotações e exibir documentos. O aplicativo é tão completo que oferece inclusive um chat para que os participantes possam debater sobre o conteúdo apresentado. É uma das ferramentas colaborativas mais bem desenvolvidas para iPad.

 

Outros aplicativos úteis:

 

zipThat

zipThat (AppStore Link) Desenvolvedor:
Terence Goggin
Nota:
3
 

Se você já recebeu um arquivo zipado e não soube abrir ele no iPad (pois o iPad não abre arquivos zip) saiba que pode contar com uma opção boa e barata para visualizar estes arquivos que recebe por e-mail.

 

Basta você tocar e manter o dedo sobre o anexo até ser exibido o aviso “Abrir no: zipThat”, você poderá inclusive abrir os arquivos protegidos por senha.

 

Calculator 12 in 1

Calculator 12 in 1 (AppStore Link) Desenvolvedor:
Quan Le
Nota:
 

Existem muitas calculadoras gratuitas para iPad, porém, esta paga merece destaque por não ser uma calculadora comum. Ela possui a funcionalidade de 12 calculadoras em uma só. Já indiquei ela aqui no blog e o pessoal gostou bastante. Seu baixo custo não será um empecilho, vá em frente ela vale cada centavo.

 

 

Phone Drive (File Sharing, WiFi FlashDrive & Document Reader)

Phone Drive (File Sharing, WiFi FlashDrive & Document Reader) (AppStore Link) Desenvolvedor:
Yew Chen Chung
Nota:
4.5
 

Utilizar o iPad como um armazenador de arquivos (tipo Pen Drive) é uma das grandes vantagens deste aplicativo, ele resolve de uma vez a falta de conexão USB no tablet para transferir arquivos. Ele funciona via Wi-Fi e permite que você leve arquivos consigo e mais tarde compartilhe eles com qualquer computador conectado à rede.

 

Se quer saber mais sobre ele recomendo a leitura do post especial sobre ele.

 

MailShot Pro- Group Email Done Right!

MailShot Pro- Group Email Done Right! (AppStore Link) Desenvolvedor:
Peter Johnson
Nota:
5
 

Enviar e-mails a grupos é uma grande dificuldade para todo usuário do iPad, graças ao MailShot você poderá criar seus grupos para o envio de e-mails, exemplo:

 

  • Colegas
  • Diretoria
  • Fornecedores
  • Colaboradores

Enfim, você poderá com ele utilizar o Mail para enviar e-mails para grupos pré-determinados sem precisar estar buscando de um em um os destinatários a cada envio.

 

Splashtop 2 - Remote Desktop

Splashtop 2 - Remote Desktop (AppStore Link) Desenvolvedor:
Splashtop Inc.
Nota:
3
 

O que fazer se você precisa ter acesso aos seus arquivos do computador quando estiver longe do escritório? Esta pergunta pode ser muito recorrente entre as pessoas que decidem utilizar o iPad no ambiente de trabalho. Saiba que você pode contar com acesso remoto de alta qualidade utilizando o Splashtop.

 

Existem outros aplicativos inclusive gratuitos que oferecem essa possibilidade como é o caso do TeamViewer, porém nada se compara a fluidez e a qualidade deste aplicativo.

Considerações Finais

Bom pessoal, espero que com esta lista vocês possam utilizar ainda mais seus iPads no ambiente de trabalho. É difícil, sim, mas é possível basta você abusar da criatividade e também se esforçar muito no período de adaptação.

Com os aplicativos nativos do iPad você pode suprir muitas das necessidades diárias de um profissional como enviar e-mails com o Mail, agendar compromissos e reuniões com o Calendário, realizar listas de tarefas com o Lembretes, e ter acesso ao mundo via internet utilizando o Safari.

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!