O que é e como funciona o Google Cloud Print?

09/09/2012 07:52

 

computação em nuvem está se tornando cada vez mais popular. Além de serviços e armazenamento de conteúdo, agora a sua impressora também foi parar lá. É o que o novo serviço da Google propõe. O Google Cloud Print é um sistema que conecta os produtos e serviços Google, como o Google Drive e Google Chrome, em rede com impressoras disponíveis na sua casa ou escritório.

Google Cloud PrintGoogle Cloud Print, a impressora também foi parar na nuvem (Foto: Reprodução)

Em linhas gerais, utilizando os serviços na nuvem do Google, você cria uma rede de impressoras conectadas via web. Com o suporte de aplicativos para o Google Chorme, iOS,Android, Mac, Windows e demais dispositivos móveis, é possível ativar a impressão de documentos, fotos e páginas da web com um simples toque.

Utilizando todos os recursos do Google integrados, com o Google Cloud Print você pode ativar a impressão de documentos no Google Drive ou qualquer página que esteja acessando noGoogle Chrome, bem como qualquer documento. O serviço se baseia na web, desta forma, você pode estar na mesma sala da impressora ou no outro lado do mundo e realizar a impressão em uma das impressoras cadastradas em sua conta do Cloud Print.

Em parceria com vários fabricantes de impressoras, o Google Cloud Print agora conta com dispositivos prontos para trabalharem com seus recursos. HP, Kodak, Epson, Canon e Samsung são as marcas que começam a oferecer impressoras prontas para se conectar ao Google Cloud Print. Com impressoras compatíveis com Cloud Print, você nem precisa de um computador conectado para iniciar a impressão.

Porém, impressoras tradicionais também podem ser utilizadas para impressões via Cloud Print. Basta que ela se conecte a internet via Wi-fi ou estejam conectadas a um computador para que, a partir da sua conta no Cloud Print, você possa ativar a impressão.

Voltar